Graças à generosidade do coração de minha Amiga Eliane  Moura Rodrigues que me enviou a matéria faço essa postagem para partilhar com vocês especialmente  com os Amigos ai de Portugal :

repassando porque eu amei :

Para os meus amigos portugueses e brasileiros, amantes da História, o PPS anexo prende a atenção pelas curiosidades mostradas e comentadas e que foram impantadas pela Família Real, envolvendo paixões e amor pela cidade de Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro, Município limitrofe de Duque de Caxias.

Todos os portugueses em visita ao Rio de Janeiro devem incluir em seus roteiros turísticos uma subida das montanhas da Serra da Estrela para desfrutarem dos encantos desta cidade. Garanto-lhes que são ainda maiores  do que os que ora são mostrados. Há muito mais para ser visto. 

Conta a história que a cidade começou a configurar-se mais propriamente em 1822, quando Dom Pedro I, a caminho de Minas Gerais pelo Caminho do Ouro, mais precisamente pelo Caminho do Proença ou Variante do Caminho Novo da Estrada Real, hospedou-se na fazenda do padre Correia e ficou encantado com a região.
  
Tentou comprar as terras, porém sem sucesso. Por fim, adquiriu uma fazenda vizinha, a fazenda do Córrego Seco, que renomeou Imperial Fazenda da Concórdia, onde pretendia construir o Palácio da Concórdia. Hoje, a propriedade corresponde, com alguns acréscimos, à área do primeiro distrito de Petrópolis.
  
Os planos do primeiro imperador não foram concluídos, mas Dom Pedro II deu continuidade e em 1843 assinou um decreto pelo qual determinava o assentamento de uma povoação e a construção do sonhado palácio de verão, que ficou pronto em 1847. A partir de então, durante o verão, a cidade tornava-se a capital do Império com a mudança de toda a corte. D. Pedro II governou por 49 anos, e em pelo menos 40 verões permaneceu em Petrópolis, eventualmente por até cinco meses de cada ano.
 
Antônio J. C. da Cunha – Duque de Caxias (RJ)
Petropolis_-_A_Cidade_Imperial   OLink o levará atravez de Petrópolis histórica por meio de um explêndido  pps  , curta à vontade !
Desejo que Jesus te bendiga sempre, com dias tranquilos e noites serenas, e que seu caminhar seja repleto de bençãos
 http://elianamrodrigues.blogspot.com